A FEMA

De onde viemos? www.fema.com.br
A FEMA foi fundada em 21 de abril de 1949, sob a denominação de Instituto Machado de Assis, por iniciativa de líderes educacionais, empresariais, comunitários e autoridades do 1º RC MEC, para atender a demanda de alunos que trabalhavam durante o dia e necessitavam de um curso ginasial à noite.
Seus principais objetivos são:
· A criação, instalação e manutenção de estabelecimento de ensino de todos os graus;
· A contribuição para a melhoria da qualidade do ensino na região;
· A contribuição para a melhoria do nível cultural, científico e tecnológico da região;
· Oportunidade de habilitar, qualificar e aperfeiçoar a mão-de-obra para atender as necessidades e interesses dos empreendimentos privados e públicos da região;
· Promover a educação em todos os graus e melhorar a sua qualidade;
· Constituir-se em centro de estudos e pesquisas voltado para a qualificação profissional em sintonia com as necessidades e expectativas da região;
· Melhorar a qualidade dos cursos e serviços oferecidos e providenciar a criação e implantação de outros em conformidade com os interesses da região;
· Prover todos os recursos e condições indispensáveis para o pleno funcionamento de seus cursos e serviços e ainda promover a qualificação dos recursos humanos e seus serviços.


Seu primeiro diretor, foi um dos fundadores, professor Fioravante Pedrazani, que chegou em Santa Rosa em 1º de março de 1948, para lecionar no departamento masculino do Ginásio Santa Rosa de Lima, e após ser indicado para lecionar à noite no Curso de Alfabetização de adolescentes e adultos percebeu a necessidade de ter em Santa Rosa um colégio com aulas noturnas. Com a ajuda de vários santa-rosenses criou o Instituto Machado de Assis.
Naquele tempo, as primeiras aulas do Instituto Machado de Assis, foram ministradas na Prefeitura Municipal e em anexo a uma fábrica de sabão. Com o passar do tempo esse espaço não suportava mais a demanda dos alunos, assim alugou-se parte das dependências do Hotel Joner.
Como sonhos não têm limites e o desejo de construir algo significativo para Santa Rosa era enorme, em 1952, foi oficializada a Escola Técnica Machado de Assis, pioneira no ensino técnico na região, tendo em 1954 formado a primeira turma de Técnicos e Contabilidade.
Em 1961, foi estabelecida a atual denominação: Fundação Educacional Machado de Assis e foi neste ano que Fioravante Pedrazani iniciou o processo de implantação do Ensino Superior em Santa Rosa, autorizado em 1969, na vinda da extensão da PUC de Porte Alegre com o Curso de Ciências Contábeis e, em 1989, o Curso de Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas e Desenho. Mais tarde, implantou-se o Curso de Administração - habilitação em Comércio Internacional, e recentemente Serviço Social e Direito.
Atualmente a FEMA oferece também cursos de Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Controladoria. Mas não formam somente cursos superiores que forma implantados na FEMA.
A Escola Técnica Machado de Assis oferece os Cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem e Técnico em Comércio. Novos cursos técnicos já estão nos planos da Escola.
Além da Escola Técnica e das Faculdades Integradas, a FEMA conta com a Rádio FEMA Educativa, que está no ar 24h por dia e, em 2009, completa 6 anos de muita música, cultura e informação.
Atualmente, quem dá continuidade as ações de Fioravante Pedrazani é o Presidente da Fundação, Sr. Saul Dante Liberali, que foi um dos primeiros alunos do Instituto Machado de Assis.
Em seus 60 anos, a FEMA orgulha-se em estar cumprindo com a sua missão: “Ser um referencial de ensino qualificado no desenvolvimento pessoal e na formação profissional, a serviço da comunidade regional”. 

Fonte: www.fema.com.br